Total de visualizações de página

domingo, 29 de maio de 2011

LAPA, berço da boemia carioca !!


Quem ainda não se encantou com o burburio e a agitação desse super movimentado, animado edemocrático lugar do Rio de Janeiro? Local de mil atrações, que abriga todas as tribos e que tem atrativos e entretenimento para todos os gostos e bolsos.


Desde o início da década de 50, a Lapa já era um dos principais pontos de referência da vida noturna da cidade. O local, com seus famosos cabarés e restaurantes, era considerado a “Montmartre Carioca”, freqüentada pela fina flor dos artistas, intelectuais, políticos e diplomatas. Daquela época até hoje, a Lapa continua a pulsar.


Mas é quando a noite cai que a Lapa mostra porque já se firmou como atração cultural da cidade. A Sala Cecília Meirelles, considerada a melhor casa de concertos de música de câmera do Rio, divide a rua com o bar Asa Branca, onde o malandro vai procurar música popular e forró. Bares como o Semente e do Ernesto têm a manifestação mais carioca do samba, o chorinho. Para os fãs de rodas de samba, as dicas são o Emporium 100 e o Rio Scenarium, que durante o dia funcionam como antiquários. Os mesmos estilos musicais invadem também o Carioca da Gema, a Casa da Mãe Joana e o Dama da Noite.

Cachacerias 


 Visitar uma cachaceria é uma obrigação.É uma viagem rica em aromas, sabores e informação.Para qualquer local que se olhe, a branquinha (ou amarelinha) se faz presente.
Algumas casas são modestas, outras mais requintadas.Umas tem na cachaça seu fim, noutras um meio de atrair o fregues para entretenimentos diversos, como performances artísticas, musicais, poesia, rodas de chorinho, pagode, samba...
Abaixo vemos uma cena típica da casa Vaca Atolada, na Rua Gomes Freire, muito frequentada.Ali o samba é de qualidade, e as cachaças então, ídem.




Na Lapa o cliente pode degustar varios tipos da bebida vinda dos mais distantes cantos do Brasil, acompanhada de aperitivos tradicionais. As cachaçarias, os botequins e bares estão por todo o lugar. Muitos são fashion, outros mais discretos.Não podemos deixar de mencionar os famigerados "pés-sujos", que conferem ao lugar um charme especial. Os ambientes são descontraídos e ideais para quem quer conhecer mais e experimentar a mais brasileira das bebidas, a cachaça.Mas quem for de cervejinha, vinho ou bebidas não alcoólicas, também estará muito bem servido.


Botecos

Lapa possui uma grande quantidade de botecos para animar a sua noite, a qualquer hora e a qualquer dia da semana! E eu sou um apreciador incondicional deles.Ali se encontra sempre uma cervejinha gelada, não há o compromisso com a estampa, a pompa e a circunstância, pelo contrario.
Os que eu mais gosto são aqueles que tem um São Jorge, folhas de louro penduradas, objetos de boa sorte espalhados e aqueles indefectíveis avisos de que ali não se paga fiado (tem cada um ótimo!!).
Gosto muito de terminar minha noite com uma gelada no Boteco Medorno, que fica na Rua Tadeu Corseusco, próxima da Riachuelo.O frango à passarinho de lá é o melhor do mundo!!


Comida de rua

Se você está mais a fim de um lanche rápido e é meio avezzo a fast-foods tradicionais, na Lapa você se sentirá no céu.Sim, porque ali tem um sem-número de opções pra você, desde os tradicionais churrasquinhos e cachorros-quentes até aquelas maravilhosas barraquinhas de caldos, mocotó, angú e "vaca atolada". Eu recomendo um que fica na Riachuelo, em frente ao mercado Mundial.

Petiscos

 

Tarefa inglória é lhe indicar um lugar onde os petiscos são mais saborosos.Sim porque a Lapa é um verdadeiro celeiro de lugares onde a gastronomia é quem comenda.Portanto, sugiro qe você siga seu instinto e se informe no local.Eu não vou me arriscar a indicar, sob pena de ser altamente injusto com os lugares por onde já passei e que foram muitos.Faça o seguinte: decida que tipo de prorgrama que fazer, que tipo de ambiente e vá pra Lapa. Acho que essa sim, seria uma dica mais honesta.

 É isso então!! Quer se divertir, descontrair, refazer a semana e levar um verdadeiro choque de cultura, sabores e diversão sem limites? A Lapa é o lugar!!

 Beba com moderação!!!





Arquivo do blog