Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aldeia Velha - RJ


Meu refúgio de perto de casa
A localidade de Aldeia Velha, ou Quartéis, situa-se no pé da Serra do Mar na divisa política entre os municípios de Silva Jardim e Casimiro de Abreu, distante 8 quilômetros da BR-101 e da portaria da Reserva Biológica Poço das Antas por uma estrada ainda não pavimentada. Trata-se de um povoado cercado por áreas de Mata Atlântica preservada pelas propriedades rurais da região, entre as quais a Fazenda Bom Retiro, reconhecida pelo IBAMA como uma RPPN e que integra o projeto de reprodução do mico leão dourado.
Aldeia Velha é um pequeno povoado, com aproximadamente 800 pessoas. Está localizada dentro da APA São João/ Mico Leão Dourado, que inclui a Reserva Biológica Poço das Antas, e segue em direção a Serra do Mar, onde se encontram montanhas cobertas pela Floresta Atlântica, com suas inúmeras nascentes que forma o rios Aldeia Velha. É um lugar de belezas naturais sem iguais, habitat do Mico Leão Dourado.
Aldeia Velha fica no municipio de Silva Jardim RJ, vindo do Rio de Janeiro pegar a BR 101 em direção a Macaé, entrar em frente a reserva Poço D'antas (Reserva do Mico Leão Dourado), só 8 KM de estradinha de chão vc vai adorar.
Aproveite para conhecer a fantástica cachoeira das Sete Quedas e se deliciar em suas águas cristalinas. Você será acolhido com muito carinho pela nossa equipe e pelos moradores desta simpática região.
As trilhas e estradas de terra da região são propícias tanto para caminhadas quanto para cavalgadas.
Pagando uma entrada nas propriedades particulares que abrigam as cachoeiras é possível ter acesso a trilhas bem demarcadas que recebem manutenção permanente.
A segurança é outro fator que deve ser destacado, você deixa seu carro estacionado dentro da propriedade e a vila é dos locais mais tranquilos do estado do Rio de Janeiro no que se refere a segurança.

Os proprietários ou funcionários das RPPN's acompanham o grupo e apresentam com entusiasmo seus projetos de proteção e recuperação da Natureza local. isso sem fazer da beleza e dos tons de verde cristalino das cahoeiras que impressionam qualquer um.

Hotel Fazenda RPPN Bom Retiro
Endereço: BR 101, Km 251 a 7 Km da estrada, Aldeia Velha
Serviços: Hospedagem e alimentação
Atrativos: RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), visita ao processo de produção de queijos, banho de cachoeira, visita à plantação de palmito pupunha, horto medicinal, local para palestras de educação ambiental, caminhadas, meditação
Telefone: (22) 2668-2701
Site: www.rppnfazendabomretiro.com.br
E-Mail: rppnbomretiro@uol.com.br
Inclusive em frente à Reserva (na BR-101) fica a entrada para Aldeia Velha. Em Aldeia Velha tem uma sequência de cachoeiras muito maneiras. A visita é guiada pois a cachoeira fica dentro da Fazenda Sahngri-lá. Cobra-se R$5,00 pela visita. Durante o passeio cachos de bananas, colocados em um determinado ponto da trilha, atraem macaquinhos e repoem nossas energias. Naquelas bandas de lá tem muita banana.
Boa viagem!
Veja fotos desse lugar maravilhoso aqui: http://pinuts.com.br/cartunetto/AldeiaVelha

Bairro da Saúde - Centro do Rio de Janeiro

A Saúde é um bairro da cidade do Rio de Janeiro, localizado no centro carioca, entre a Praça Mauá e a Gamboa. É marcada pelo grande número de residências de classe média-baixa e pelos inúmeros galpões, armazéns e depósitos localizados na região. Forma, juntamente com a Gamboa, a parte em revitalização da Zona Portuária, que volta a receber investimentos públicos e privados após a virada do século XXI.





O nome Bairro da Saúde surgiu por causa da fundação da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no ano de 1789, erguida em um morrete de granito em frente ao mar, onde hoje está recuperada pelo BNDES e MITRE da Igreja Catolica Brasileira.











O Bairro da Saude, possui sua origem no período do Brasil Colonial Escravocrata, (Séculos XVII e XVIII).
Existem vários projetos de Revitalização desta região, já projetados e guardados, pelos governos federal, estadual e municipal, aguardando-se um acordo com a iniciativa privada.
Destacamos importantes acervos arquitetônicos e culturais existentes nos bairros da Saude e Gamboa:
  • Centro Cultural Municipal José Bonifácio (Rua Pedro Ernesto, 80)
  • Jardins Suspensos do Valongo (Rua Sacadura Cabral, 6)
  • Instituto Metodista de Ação Social (Rua Rivadavia Correia, 118)
  • Cemitério dos Ingleses (Rua da Gamboa, 77)
  • Igreja Católica do Morro do Livramento (Rua Ladeira do Livramento, 110)
  • Sociedade Dramatica Teatral Filhos de Talma (Rua do Proposito, 12/14)
  • CEDIM-Ex-Escola Republica da Colômbia (Rua Camerino, 115)
  • Cidade do Samba (Rua Rivadavia Correia, 128)
  • Morro da Providencia - Primeira Favela Urbana do Brasil (Rua da Gamboia, 21)
  • Túnel João Ricardo-Região Portuária (Rua Rivadavia, 115)
  • Prédio Ex-Revista O Cruzeiro-Atual Jornal do Commercio (Rua Livramento, 165)
  • Sitio Arqueológico de Escravos Pretos Novos (Rua Pedro Ernesto, 32/34)
  • Fundação Escola Darcy Vargas (Rua do Livramento, 002)
  • Moinho Fluminense S.A. Atual-BUNGE Alimentos S.A. (Rua Sacadura Cabral, 230)
  • Projeto SAGAS-Conjunto de Prédios-Sobrados-Galpões-Casa-TOMBADOS.

O bairro é também uma fonte inesgotável de arte para todos os lados.Seja pela sua arquitetura ou pela enorme quantidade de ateliês e artistas que residem ou visitam o local com frequencia, o local mantém preservada aquela atmosfera de Rio antigo, ruas de paralelepípedo, becos e vielas estreitas, butequins e arte, muita arte!!











Recomendo à todos uma visita a esse simpático bairro do Rio de Janeiro!!
Veja as fotos que tirei no lugar clicando no link http://cartuneto.multiply.com/photos/album/43/43

Santa Rita de Jacutinga



Santa Rita de Jacutinga é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2008 era de 5.813 habitantes.
Santa Rita de Jacutinga, cidade mineira, situada na zona da mata, divisa com o estado do Rio de Janeiro, altitude entre 432 e 1698 m. Senhora de muitos encantos naturais, numerosas cachoeiras de beleza estonteante, ar puríssimo, fazendas históricas e muita tranquilidade.
As cachoeiras variam em tamanho e os rios de águas limpas oferecem excelente opção ao turista, seja para comtemplação ou para ação nos esportes de aventuras.
Para os que procuram descanso, o lugar reserva muita paz e sossego. São pouco mais de 5 mil habitantes, que recebem com simpatia e hospitalidade mineira os visitantes.
Santa Rita de Jacutinga é especial para todos os gostos e idades. Por todos os seus encantos, a natureza aqui se faz presente em toda a sua beleza e harmonia. Para quem procura tranquilidade, caminhadas suaves, visitas às fazendas, comida mineira e agradável bate-papo, a cidadezinha é o ideal.
Já os mais radicais, encontrarão no centro de Aventuras as opções para o Rapel, o Rafting e a Escalada, ou para os menos radicais, o Treking e a Cavalgada.
A Cidade é festeira, o calendário anual é totalmente preenchido com festas, bailes e comemorações.
Quer saber mais?? Clique no site da cidade: http://www.santaritadejacutinga.com
Quer ver mais fotos do lugar?? Clique aqui: http://cartuneto.multiply.com/

ILHA GRANDE, Angra dos Reis - RJ


Um lugar de sonho, um paraíso aqui bem perto, que você não deve deixar de ir.
O melhor acesso para quem parte do Rio de Janeiro é a Cidade de Mangaratiba de onde partem as Barcas para Abraão.
Acesso pela pista litorania ate o Recreio dos Bandeirantes e Pedra de Guaratiba que leva a Rio-Santos (BR 101).
Mangaratiba fica no KM 493 da Rio-Santos
Barcas
Travessias diárias para ilha Grande através de barcas partindo do cais central em Mangaratiba.
O destino é sempre a Vila do Abraão pelas barcas da empresa BARCAS S/A (antiga CONERJ) Tel.: (21) 2789-1473
Condições do Mar
partindo de mangaratiba o percurso ganha a companhia de marolas quando se tem as condições do mar grosso
Mangaratiba / Abraão:
23 km - duração do percurso 1h15m a 1h40m
(as barcas partem do cais no Centro de Mangaratiba)
Consulte o site http://www.ilhagrande.org e saiba todos os detalhes de como chegar, horario de barcas e demais embarcações pra travessia, estacionamento, pousadas, etc.
Aproveite a baixa temporada, onde os preços são bem mais em conta para tudo e a ilha não é cheia.
Maiores informações no site: www.ilhagrande.org
A Pousada e Hostel Resta 1 é uma ótima opção de hospedagem para quem deseja aproveitar dos encantos da Ilha Grande com conforto e bom atendimento.

Situada no Centro da Vila do Abraão, está localizada a 3 minutos do Cais de Desembarque a poucos metros do comércio e alguns minutos das belas Praia do Canto, Praia da Julia, Praia Preta e Cachoeira do Bicão.

Para sua maior comodidade todas as suítes possuem TV, Ar Condicionado, Frigobar e Ventilador de Teto.
Dispomos de um amplo salão com TV e DVD, onde é servido um delicioso e farto café da manhã.

Contatos e Reservas:
Tel: (24) 3361-5667.

Algumas fotos da Ilha Grande



Arquivo do blog