Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fortes Santa Cruz, Barão do Rio Branco, São Luiz e Do Pico - Niterói

  
A Fortaleza de Santa Cruz da Barra localiza-se no lado esquerdo da barra da baía de Guanabara, no bairro de Jurujuba, município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, no Brasil. 




Cruzando fogos com a Fortaleza de São João, constituiu a principal estrutura defensiva da barra da baía de Guanabara e da cidade e porto do Rio de Janeiro durante o período da Colônia e do Império. Encontra-se guarnecida até aos dias de hoje, atraindo uma média de dois mil visitantes por mês, em visitas guiadas, de hora em hora, com a duração de cerca de 45 minutos.


A visita, guiada pelos militares, começa na capela de Santa Bárbara e passa pelas baterias de canhões e pelo pátio central, onde ficam a cisterna e as antigas celas. O forte abrigou presos famosos, como Bento Gonçalves e Giuseppe Garibaldi, líderes da Revolução Farroupilha, e também serviu como ponto de detenção durante a ditadura militar.

Fortes Barão do Rio Branco, São Luis e do Pico


Uma van sai do forte Barão do Rio Branco levando os turistas até o forte São Luís (1715/1775), a 230 m de altura. Criada para proteger a fortaleza de Santa Cruz, a construção ainda preserva guaritas, galerias e túneis. A visita dura 40', mas você pode permanecer no local por mais tempo e aproveitar a privilegiada vista panorâmica.
 


O Forte do Rio Branco, sucedeu à primitiva Bateria da Praia de Fora ou da Vargem, que, em 1711, contava com seis peças, e, em 1730, com 24 peças. 


Em 1918, terminam as obras iniciadas pelo Marechal Hermes da Fonseca, que constrói uma fortificação mais moderna na parte mais elevada do terreno ocupado pelo Forte de São Luiz e Forte do Pico. O seu acervo inclui quatro canhões de 150mm e uma área total construída de 5850 m2.


Vista do Forte do Pico:


Contatos: 

Fortaleza de Santa Cruz: 

Endereço: Estrada Gal. Eurico Gaspar Dutra, s/nº
Bairro: Jurujuba
Tel: (21) 2711-0462
Visitação: 3ª a domingo das 09 às 16h
S.

Fortes Barão do Rio Branco, São Luis e Pico:

Alameda Marechal Pessoal Leal, 265
Jurujuba
Niterói, RJ
(21)2711-0566 / 2711-0462 


Informações: www.niteroiturismo.com.br/ 

 
 Nós estivemos lá.Nós vimos!!!

Arquivo do blog