Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de março de 2011

Santa Rita de Jacutinga

 Santa Rita de Jacutinga, cidade mineira, situada na zona da mata, divisa com o estado do Rio de Janeiro, altitude entre 432 e 1698 m. Senhora de muitos encantos naturais, numerosas cachoeiras de beleza estonteante, ar puríssimo, fazendas históricas e muita tranquilidade.Para os que procuram descanso, o lugar reserva muita paz e sossego. São pouco mais de 5 mil habitantes, que recebem com simpatia e hospitalidade mineira os visitantes.

Cachoeiras


Em Santa Rita de Jacutinga a natureza foi generosa: muitas cachoeiras, belas matas e trilhas, picos com vistas lindíssimas e o cenário ideal para a pratica de esportes de aventura.


Fazenda Santa Clara


Além do atrativo natural, Santa Rita também possui Fazendas Históricas importantes. A Fazenda Santa Clara foi construída a partir de 1760 pelo governador de Minas Gerais e a família Bustamante Fortes, de São João Del Rey. O lugar é repleto de rituais, tais como: uma janela para cada dia do ano, ou seja, 365 janelas; a escada da oração Pai Nosso, na qual o fiel subia rezando uma frase para cada degrau (acertando, podia fazer um pedido para Santa Clara e seria atendido)


Religiosidade



Apesar da cidade ser pequena, existe uma igreja em cada bairro, além da Matriz de Santa Rita de Cássia, de 1859, e da Igrejinha do alto, que se localiza no Monte Calvário, a 800 metros de altura, dedicada a Nossa Senhora Aparecida.






Trilha das Cachoeiras




  Na Serra do Pacau, Complexo da Mantiqueira, temos um desnível de cerca de uns 500 metros,que começa na Cachoeira doPacau, a 1.200 metros de altitude e vem até a Cachoeira dos Sonhos (o nome diz tudo).São várias quedas seguidas.


São cerca de 70 cachoeiras, 20 de fácil acesso, marcadas por uma vegetação exuberante e paredões de pedra. Entre tantas cachoeiras, as do Cruzeiro e Boqueirão da Mira merecem destaque pela beleza.




Como chegar 

O caminho que se faz do Rio de Janeiro até Jacutinga é o seguinte: após aproximadamente 100 Km de Dutra, deve-se virar na primeira entrada para Volta Redonda, seguir em direção a Nossa Senhora do Amparo e de lá prosseguir por 30 Km de terra até a cidade. 
Maiores informações sobre a cidade e pousadas 
a Jacutinga 

A Jacutinga (Pipile jacutinga), é uma ave da família dos cracídeos de ocorrência na Mata Atlântica no Brasil, mede cerca de 75 cm, alimenta-se de frutos e alguns invertebrados; sendo até as décadas de 1950 e 1960, relativamente comum nesse habitat. O desmatamento e a caça predatória, reduziram drasticamente as suas populações, sendo atualmente uma espécie em via de extinção.



Arquivo do blog