Desde o início da década de 50, a Lapa já era um dos principais pontos de referência da vida noturna da cidade. O local, com seus famosos cabarés e restaurantes, era considerado a “Montmartre Carioca”, freqüentada pela fina flor dos artistas, intelectuais, políticos e diplomatas. Daquela época até hoje, a Lapa continua a pulsar.
Mas é quando a noite cai que a Lapa mostra porque já se firmou como atração cultural da cidade. A Sala Cecília Meirelles, considerada a melhor casa de concertos de música de câmera do Rio, divide a rua com o bar Asa Branca, onde o malandro vai procurar música popular e forró. Bares como o Semente e do Ernesto têm a manifestação mais carioca do samba, o chorinho. Para os fãs de rodas de samba, as dicas são o Emporium 100 e o Rio Scenarium, que durante o dia funcionam como antiquários. Os mesmos estilos musicais invadem também o Carioca da Gema, a Casa da Mãe Joana e o Dama da Noite.
Cachacerias
Visitar uma cachaceria é uma obrigação.É uma viagem rica em aromas, sabores e informação.Para qualquer local que se olhe, a branquinha (ou amarelinha) se faz presente.
Algumas casas são modestas, outras mais requintadas.Umas tem na cachaça seu fim, noutras um meio de atrair o fregues para entretenimentos diversos, como performances artísticas, musicais, poesia, rodas de chorinho, pagode, samba...
Abaixo vemos uma cena típica da casa Vaca Atolada, na Rua Gomes Freire, muito frequentada.Ali o samba é de qualidade, e as cachaças então, ídem.
Na Lapa o cliente pode degustar varios tipos da bebida vinda dos mais distantes cantos do Brasil, acompanhada de aperitivos tradicionais. As cachaçarias, os botequins e bares estão por todo o lugar. Muitos são fashion, outros mais discretos.Não podemos deixar de mencionar os famigerados "pés-sujos", que conferem ao lugar um charme especial. Os ambientes são descontraídos e ideais para quem quer conhecer mais e experimentar a mais brasileira das bebidas, a cachaça.Mas quem for de cervejinha, vinho ou bebidas não alcoólicas, também estará muito bem servido.
Botecos
Lapa possui uma grande quantidade de botecos para animar a sua noite, a qualquer hora e a qualquer dia da semana! E eu sou um apreciador incondicional deles.Ali se encontra sempre uma cervejinha gelada, não há o compromisso com a estampa, a pompa e a circunstância, pelo contrario.Os que eu mais gosto são aqueles que tem um São Jorge, folhas de louro penduradas, objetos de boa sorte espalhados e aqueles indefectíveis avisos de que ali não se paga fiado (tem cada um ótimo!!).
Gosto muito de terminar minha noite com uma gelada no Boteco Medorno, que fica na Rua Tadeu Corseusco, próxima da Riachuelo.O frango à passarinho de lá é o melhor do mundo!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário