Total de visualizações de página

sábado, 12 de novembro de 2016

Praia / Ilha de Boa Viagem - Niterói


A Ilha da Boa Viagem localiza-se na baía de Guanabara, na cidade de Niterói, e está ligada ao continente por uma ponte e uma extensa faixa de areia, o que não deixa de ser curioso, uma vez que, por definição, uma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados.


O primeiro registro conhecido data de 1615 e foi feito pelo holandês Dierick Ruiters. Nos mapas dos séculos  XVII e XVIII, aparece como um ponto de referência para os navegantes, sendo retratada como uma local paradisíaco. Talvez por isto e pelo formato original da praia onde está localizada, também é conhecida como Pérola da Guanabara.



Por volta de 1650 tem início a construção de uma igreja em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem no ponto mais alto da ilha, sendo que as obras só foram concluídas em 1734. É um templo pequeno, mas que forma uma composição harmoniosa com o céu azul e a Baia da Guanabara ao fundo. E é também um sobrevivente, pois já passou por dois incêndios e resistiu a um longo período de abandono. O pátio ao redor é recoberto com cerâmica produzida pelos índios, que foram introduzidos na técnica pelos catequizadores da época. 



A partir do pátio da igreja é possível compreender o porquê do interesse no domínio da ilha pelos colonizadores. Sua posição estratégica era fundamental para a defesa da barra, mas hoje seu valor reside no ponto de vista privilegiado que se tem da paisagem ao redor, que inclui atrações turísticas do porte do Museu de Arte Contemporânea - MAC, Pão de Açúcar, cidade do Rio de Janeiro e a Baia da Guanabara propriamente dita. O monumento pode ser visitado aos fins de semana e feriados, sempre em grupos de 30 pessoas conduzidos por guias locais.



Dica: 
Com sua ponte revitalizada para atravessar muitas décadas vindouras, a Ilha da Boa Viagem, um dos mais belos cartões-postais de Niterói, pode ser visitada às sextas, aos sábados, domingos e feriados, em quatro horários: 9h, 11h, 14h, 16h. Para grupos fechados formados por operadoras ou profissionais de turismo, visita poderão ser agendadas pelo Disque Turismo 0800-2827755 .O tempo de permanência de cada grupo, de no máximo 30 pessoas, no local será de aproximadamente uma hora. 





Eu estive lá. Eu vi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog