Total de visualizações de página

sábado, 16 de outubro de 2010

BAR DO ARNAUDO - Santa Teresa


O Bar do Arnaudo (com "u" mesmo) é uma espécie de embaixada nordestina no bairro de Santa Teresa, no Rio. O lugar é apertadinho e aconchegante, os garçons são gente boa, o clima é de descontração total e, é claro, a comida é farta e não tem preços abusivos.
Tá tudo lá: tem carne-de-sol com aipim, mantega-de-garrafa, feijão-de-corda, cachaça de alambique e aquela pimentinha! Eu que não sou muito chegado em temperos fortes me aventurei em grande estilo experimentando essas porções. Se você estiver em boa companhia então... o programa fica melhor ainda com a combinação de cerveja + pestiscos + amigos + cachaça. Você até esquece que está no Rio de Janeiro.


Ainda quero voltar lá pra provar os pratos, pois na estréia eu  e Laura (minha companheira de aventuras gastronômicas e etílicas) ficamos só nos bilisquetes que garanto, não pesam tanto no bolso e enchem o estômago com tanta categoria quanto a de um prato principal.
Enfim, o que eu achei mais legal é que o Bar do Arnaudo não é daqueles lugares temáticos que vendem um "Nordeste chique" ou um "pé limpo". É um bar de verdade! Simples, sem luxo, mas com muito charme. Tem aquela aura de botequim carioca, mas com tempero forte do norte.


Para que seja realmente prazeiroso, recomendo que vc prepare antes a atmosfera.E nada melhor do que ir até lá de bondinho.É extremamente charmoso e barato (60 centavos, imagine só).Em meio ao saculejo do veículo, a gente tem a oportunidade de interagir com os passageiros, muitos deles de outros estado ou paises, também maravilhados com a beleza do Rio vista lá de cima.É realmente uma delícia.Entramos numa espécie de cápsula do tempo, onde somos levados à década de 60.O casario antigo de Santa Teresa ajuda  a compor o cenário.


Bom aí vc opta, ou faz o trajeto todo e na volta pede para parar em frente ao bar propriamente dito (eu fiz isso) ou já vai direto pra lá, sem escalas.É um passeio bem rápido.
Chegando lá vc é brindado com um visual típico de um bar simples, porém respeitabilíssimo.O atendimento também é maravilhoso.



No dia que escolhemos (um meio de semana às 4 da tarde) não estava nada cheio, de forma que pudemos saborear também o lugar em si, sua decoração (com quadros do artista chileno Selarón, uma figura mítica local) e não tivemos dúvida: entre as várias marcas de cachacinhas nordestinas, pedimos uma Olho Dágua pra " abrir os caminhos", pois o que viria a partir dali seria digno de nota. Logicamente que acompanhado de uma generosa porção de torresmos e uma cevejota super gelada!!


 A partir daí foi aquele tiro em qualquer dieta, pois o lugar tem de um tudo pra fazer a alma de qualquer cristão se render á tentação da gula.E foi o que fizemos.Pedimos o que os olhos (muito mais que o estômago) ditava. E veio carne de sol com linguiça e aipim, farofa de abóbora (e tome-lhe cachaça Serra Grande, Marimbondo, Muricy...) e mais tanta coisa, que duas mesas acabaram sendo pouco.A comida ali é realmente farta, portanto muito cuidado.Meia porção de qualquer coisa dá pra dois tranquilamente


Comemos muito, muito mesmo.E a "lombra" depois?? Gente, eu quase que "capoto" por ali mesmo.Aliás fica aqui uma sugestão para o local : ampliar o bar e criar um espaço com redes para os clientes, pois o negócio é realmente muito sério.Dá só uma olhada no semblante desse taciturno missivista após prazeirosos momentos de fausto grastonômico naquele sagrado templo de convivência:


Porém, nenhuma casa que se preza abre mão do atendimento.E nesse quesito o Bar do Arnaudo faz toda a diferença.Fomos muito bem atendidos pelo Sr. Marcone, que de uma forma avassaladoramente simpática, foi nos seduzindo a bebericar mais uma cachacinha, um beliskétezinho...é simplesmente impossível dizer NÃO a sua maneira brincalhona, discreta e envolvente de atender.Tanto que eu, cartunista e caricaturista que sou, não poderia sair dali sem deixar para nosso "mestre de cerimônias" uma lembrança que marcasse nossa passagem e registrasse o quão satisfeito ficamos por ter escolhido aquele local para uma visita.
Aqui está o registro:


Então fica aqui a dica para vocês, que após essa narrativa, ficaram com vontade de conhecer  (ou voltar ) esse lugar maravilhoso. Lá você será sempre bem-vindo, bem recebido e bem atendido !!



O Bar do Arnaudo fica no seguinte endereço:

R. Almirante Alexandrino, 316, loja B, Santa Teresa.
Telefone: 22100817 e 22229476
Horário: 12h às 23h (seg. até 18h; sáb. e dom. até 20h 30min)

3 comentários:

  1. É NETTO, EU JÁ TINHA ME SIMPATIZADO COM VC, AINDA NÃO TIVE O PRAZER DE LHE ENCONTRAR NOVAMENTE, MAS DEIXO AQUI, O IMENSO PRAZER QUE TIVE EM ESTAR SOMENTE UM TARDE COM VC. É E VC ESTA ME DEVENDO AS FOTOS DAQUELA TARDE. NÃO QUERIA EU REVELAR O LOCAL, MAS NÃO VOU DEIXAR NINGUÉM NESSA CURIOSIDADE...RSRSRS...FOMOS APRESENTADOS PELOS SEUS AMIGOS, VANIA E ELIAS, LÁ NO QUILOMBO, LEMBRA-TI??? E QUANTO AO RESTAURANTE DO ARNAUDO, ACREDITO EM VC, TEM TEMPOS QUE NÃO VOU LÁ, MAS SEM DÚVIDA O LUGAR É LINDO!!! E O CARDÁPIO É SENSACIONAL!!!
    BJOS, E ATE BREVE!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiii.
    Lá é maravilhoso mesmo!
    Estudei com.o filho dele....há tempos....idos...rsss
    eu nasci e cresci nas ladeiras de S Teresa!
    Dica excelente!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, conheço e já provava a cachacinha lá prós idos 1977/8 hj com 6.4 as vezes levo lá amigos da baixada santista qdo. vem ao Rio ✌🏾🍻👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir

Arquivo do blog