Total de visualizações de página

sábado, 28 de setembro de 2013

CACHAÇAS DE PARATY



Impossível falar em Paraty sem mencionar suas cachaças.São como que assinaturas da cidade, tamanha a qualidade dessas verdadeiras preciosidades feitas artesanalmente nos diversos alambiques que circundam essa cidade histórica


O relevo acidentado da Serra do Mar apresenta trechos montanhosos com grandes vales e também trechos de planície com extensas e férteis várzeas e se caracteriza pelo mergulho da serra no oceano, encontro do mar com a montanha, proporcionando uma bela particularidade em sua bacia hidrográfica em que todos os rios nascem de desaguam no próprio município. 




A soma destes fatores cria em Paraty um micro clima com características únicas que influenciam no comportamento da cana de açúcar e também no seu processo de fermentação , resultando em um destilado com características particulares.Podemos citar algumas marcas:

CACHAÇA MARIA IZABEL

Só a cana de açúcar plantada no próprio sítio (e eventualmente a de áreas vizinhas, em menor quantidade) é usada para a Cachaça Maria Izabel, propiciando condições favoráveis para a sua qualidade: a plantação é em encosta, o que aumenta a concentração de açúcar na cana, e junto ao mar, tradicionalmente um dos aspectos tidos como dando a diferença às aguardentes de Paraty.

CACHAÇA ENGENHO D'OURO


Voltado unicamente para a produção da verdadeira cachaça artesanal, resgatando os primórdios da conhecida cachaça brasileira.
A preocupação sempre foi com a qualidade de seu produto.
Por isso, todos os cuidados são minuciosamente tomados, desde a escolha e preparo do local do plantio, feito de forma orgânica, até o engarrafamento e rotulagem da cachaça, tudo feito dentro da propriedade de forma muito higiênica.
O local onde se produz a cachaça possui uma roda movida à água, a qual movimenta o engenho para a moagem da cana.
O resultado é uma cachaça de excelente qualidade, das mais famosas e apreciadas da região.

CACHAÇA PEDRA BRANCA:


O Sítio Pedra Branca, onde é produzida, está localizado em uma das mais belas regiões de Paraty, o vale da pedra branca. Região de natureza preservada, de belas cachoeiras e vistas para o mar e para a serra. O Sítio é cortado pela trilha da estrada da patrulha, trecho do antigo caminho do ouro, numa região de antigas fazendas produtoras de cachaça. É neste ambiente de história e cultura, envolta pela mata atlântica e apreciando a beleza da baía de Paraty que nasce a cachaça Pedra Branca, a mais nova tradição de Paraty.

CACHAÇA COQUEIRO:

 A Cachaça Coqueiro mantém o processo de fabricação artesanal dos antigos engenhos da região, um legado com mais de 450 anos de tradição, aliada a novos recursos tecnológicos de controle e melhoria constante da qualidade. A produção é cheia de segredos e detalhes que estão em cada passo do processo, em cada procedimento do alambiqueiro. Desde a escolha correta do tipo de cana, a época e o modo certo do corte, a colheita e a moagem cuidadosas, o “pé-de-cuba” natural que realiza a fermentação, a esmerada destilação.é, talvez, a mais conhecida.


É fácil identificar o selo de indicação de procedência, que fica no gargalo da garrafa e serve para proteger a produção da cachaça dos tipos tradicional branca, ouro, prata e, no caso de Paraty, da aguardente azulada, bebida típica da região que leva na composição folhas de tangerina.

FESTIVAL DA PINGA

É, talvez, a festa mais conhecida da cidade. Acontece em todo mês de agosto e é uma das principais fontes de divisas.Nessa época as pousadas e restaurantes ficam lotados.E disso se beneficiam também as cidades circunvizinhas.Quem já foi numa dessas festas é testemunha da alegria propiciada não apenas pela cachaça, mas por toda uma programação agregada, que reúne apresentação de músicos, bandas, blocos, ciranda caiçara, artesanato indígena e demais mostras de manifestação cultural.Enfim, uma festa completa, animada e inesquecível.

Maiores informações no site http://www.paraty.com.br/

NÓS ESTIVEMOS LÁ.NÓS VIMOS !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog