Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PARQUE LAGE

A área foi adquirida, em meados do século XIX, pelo comendador Antonio Martins Lage Junior, cujo neto, Henrique Lage, apaixonado pela cantora lírica italiana Gabriela Bezanzoni, mandou construir um palacete, com esplêndidos jardins, presenteando-o à amada, em 1922.


Localizado entre as encostas do Morro do Corcovado e a rua Jardim Botânico, o Parque Lage é um dos mais agradáveis parques da Zona Sul do Rio e conta com espaço para piqueniques e brincadeiras ao ar livre. Os jardins, construídos em formas geométricas, e as pequenas grutas espalhadas pelos 52 hectares de área verde garantem a diversão das crianças. Na parte dos fundos do parque, uma surpresa histórica: uma antiga lavanderia de pedra, da época do império.


O Parque Lage fica aos pés do morro do Corcovado e tem paisagens belíssimas. É calmo, silencioso, cheio de verde. Uma manhã ou uma tarde ali deixará você revigorado para encarar o que for. Afinal, são 348 mil metros quadrados de floresta nativa da Mata Atlântica à sua disposição, com lagos, grutas e jardins. 

O Parque Lage já serviu de cenário para muitas cenas. Uma das festas da minissérie global “JK” foi gravada lá. A famosa cena da piscina de “Macunaíma, o Herói sem Nenhum Caráter”, com Grande Otelo, foi filmada lá na piscina do casarão do parque. Glauber Rocha escolheu o Parque Lage para ser cenário de “Terra em Transe”, uma de suas obras-primas. Anos mais tarde, o cineasta foi velado lá. 

No Parque Lage, uma gruta se transformou em aquário. Em pequenos aquários montados em suas paredes, vivem vários peixes. Os visitantes entram na gruta e dão uma volta por ele, vendo os peixes e lendo a respeito deles.


Dentro do belo casarão que abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage fica o Café du Lage. Charmoso e aconchegante, ele disponibiliza suas mesas nos corredores que cercam a famosa piscina do casarão. Em algumas mesinhas, à beira da piscina, as pessoas sentam sobre almofadas que ficam no chão. Ali é possível tomar um delicioso café da manhã nos finais de semana, sempre ao som de boa música. No menu estão pães artesanais, geléias caseiras, frutas frescas, queijo minas, café, chocolate e suco natural. É também servido brunch e almoço. O café fica aberto de segunda a quinta, das 9 às 22h30, e de sexta a domingo, das 9 às 17h30. 


Se tem uma coisa que dá para fazer no Parque Lage é posar para fotografias. O lugar é cheio de belos cantinhos para fazer pose. O lugar favorito dos visitantes são as escadarias, tanto a que dá acesso ao casarão projetado pelo arquiteto italiano Mario Vodrel quanto a que fica em frente e dá acesso ao jardim da casa. 




A calma e o clima agradável do Parque Lage é ideal para um piquenique em família ou em grupo.A área é tranquila, ampla e super agradável.E seu piquenique certamente será acompanhado do barulho do vento batendo nas copas frondosas das árvores, do canto dos inúmeros pássaros e da visita dos macacos, que já são famosos e acostumados ao trato com seres humanos. Esse contato com a natureza é o plus que fará desse um entretenimento inesquecível.


 Vale à pena uma visita, por mais rápida que seja. Só de ver a imponência de sua arquitetura já o fará voltar melhor do que quando entrou. Nesse espaço funciona a Escola de Artes Visuais do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que serviu de cenário para a obra-prima de Gláuber Rocha, o filme "Terra em Transe".


Horário de visitação:Diariamente, das 7 às 18h. 
Mais informações:(21) 2538-1879.

 Nós estivemos lá.Nós vimos!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog